Skincare também é para a mulher gorda

Atualizado: Set 10

Quando se fala em skincare, a primeira imagem que vem à mente é uma menina padrão em frente ao espelho com o cabelo enrolado em uma toalha branca aplicando vários produtos desconhecidos na pele do seu rosto. Às vezes, ela aparece usando um acessório de beleza extravagante, uma máscara facial colorida ou, ainda, uma sheet mask. Conseguiu imaginar por aí?

Foto: Raphael Lovaski

O interessante é que a pele é algo que todos temos em comum, seja qual for o padrão de corpo ou de beleza do indivíduo. Mas pouco se vê mulheres gordas nesse meio da beleza. Talvez porque, quando se vive à margem da sociedade do consumo, a temática skincare e cuidados com a pele possa parecer algo inalcançável, que, como todo o resto, não considera a mulher gorda como uma cliente em potencial. E, como consequência, acaba gerando um certo desconforto ou até mesmo medo na mulher que não se enxerga na mídia ou nas campanhas publicitárias de cosméticos, mas que teria tanta curiosidade quanto as demais em experimentar os mais diversos produtos. Acaba sendo mais um daqueles privilégios que cabe apenas às mulheres padrão.


Essa coluna é para te ajudar a dar um basta nessa situação. Primeiro, porque cuidar da pele é para todo mundo. Homens, mulheres e crianças, sem exceção em razão do número que consta na balança. Segundo, porque cuidar da pele vai além do rosto. Estrias, celulites, manchas, descolorações, assaduras, pigmentações… muitos dos dilemas que a mulher gorda vive com o próprio corpo podem ser apaziguados através dos tratamentos cosméticos pensados para a pele. E, terceiro, porque o skincare é um aliado poderoso na construção da autoimagem e da autoestima. Uma pele saudável eleva a autoconfiança e o amor próprio, especialmente quando cultivada através de um ritual de autocuidado gostoso e pessoal, no qual você se sente conectada consigo mesma.


Ok. Já deu para entender que o skincare pode - e deve! - fazer parte da rotina de beleza de uma mulher gorda. Mas por onde começar? É simples!

Foto: Matthew Tkocz

Para a pele do rosto, 3 são os passos essenciais: limpar, hidratar e proteger. Comece removendo as impurezas do dia. Se você usa maquiagem, demaquilar e aplicar um sabonete de limpeza é de lei. A hidratação é importante para a saúde da pele, impactando na textura e no viço. Escolha um hidratante compatível com o seu tipo de pele (seca, mista ou oleosa), e aplique logo após limpar. Para curtir o dia com tranquilidade, finalize sua rotina com a aplicação do filtro solar. Manchas e envelhecimento precoce da pele podem ser evitados ou minimizados com o uso regular do protetor pela manhã. Em 10 minutos, você consegue cumprir com os três passos todos os dias.


Para a pele do corpo, hidratar e esfoliar são os dois passos principais que devem fazer parte da sua rotina. Hidratar diariamente ajuda a reduzir a descamação e a aspereza da pele, minimizando a possibilidade de manchas e coceiras indesejadas. Já a esfoliação pode ser realizada a cada 15 dias, antes da hidratação. O procedimento serve para renovar e uniformizar a pele, auxiliando também na penetração do hidratante.


Consegue se imaginar tomando esses cuidados com a sua pele? Viu como o seu tipo de corpo não tem nenhuma influência nessa prática de autocuidado? A mulher gorda pode fazer parte desse ramo da beleza sim. Vamos mudar essa percepção juntas! Uma coluna de cada vez.


Ah! E lembre-se da regra de ouro do skincare: na dúvida, procure um dermatologista!


-

#skincare #cuidadoscomapele #autoestima #autoimagem #plussize



74 visualizações1 comentário

QUER RECEBER NOSSA NEWSLETTER?

  • Black Instagram Icon
  • Black Facebook Icon

© 2019 por Revista Hilda.